Estrutura e Replicação do DNA

Embora nossa compreensão de como o DNA codifica a Informação genética seja recente, o estudo das estruturas do DNA remonta há mais de 100 anos.

HISTÓRICO DO DNA

1869- Johann Friedrich Miescher, médico suiço, tinha isolado célular de pus ( leucócitos com grandes núcleos) obtidas de ataduras e de espermas, detectou então uma substância molecular, ao qual deu o nome de nucleína.

 

Mais tarde em 1889, com a ajuda de seu aluno Altmam, eles relataram que a nucleína era de alto peso molecular e estava de algum modo associada a uma proteína básica a qual deu o nome de protanina.

 

Altmam descobriu o carácter ácido da nucleína e passou a chamá-la de ácido nucléico.

 

 

Início do século XX:

1. Kosel e Axoli, levise e Joses durante o primeiro quarto do século reivindicaram os dois tipos de ácidos nucléico, o dexorribonucléico (DNA) e ribonucléico (RNA).

2. Albrecht kossel descobriu as quatro bases nitrogenadas no DNA: Adenina, Guanina, Citosina e Timina, assim como o seu açúcar de cinco carbonos, e o ácido fosfórico.

3. Pesquisadores determinaram que a hereditariedade está no núcleo.

4. Determinou que a cromatina: consiste em ácido nucléico e proteína.

5. Criou-se um centro de pesquisas de ácido nucléico em Nova York: o Rockefeller Institute.

 

1905: Phoebus Aaron Levene juntou-se ao Rockefeller Institute para estudar a química do DNA ( descobriram que o DNA consiste em um grande número de unidades repetidas ligadas, os nucleotídeos: cada um contendo um açúcar, fosfato e uma base)

 

ERRO: Teoria do tetranucleotídeo: Propulseram que o DNA é uma série de 4 unidades de nucleotídeos cada uma contendo todas as 4 bases A, C, T e G em uma sequência fixa.

Esse conceito diz que a teoria do DNA é muito regular para servir como material genético.

 

1940- A idéia do DNA como uma molécula simples e invariável começou a mudar:

 

1950- Erwin Chargaff e seus colegas ,ediram cuidadosamente as quantidades de 4 bases no DNA de vários organismos e descobriram que o DNA de organismos diferentes varia muito na composição das bases.

 

Esse achado desmentiu a teoria do tetranucleotídeo.

 

Eles descobriram que, dentro de cada espécie, há uma proporção de bases: a quantidade total de adenina é sempre igual a timina e a quantidade de guanina igual a de citosina. Esses achados tornaram-se conhecidos como regras de Chargaff. 4.