Exercícios
1-) O DNA é uma cadeia muito longa formado por unidades repetidas e unidas, essas unidades se unem e formam uma cadeia. Cite o nome dessa unidade essencial para formação do DNA e sua estrutura.
2-) A estrutura primária do DNA consiste em um filamento de polinucleotídeos ou seja uma cadeia onde estão ligados milhares de nucleotídeo. De que maneira esses nucleotídeos se ligam entre si? Cite a principal característica desses filamentos.
3-) O DNA possui uma estrutura secundária que pode se modificar dependendo das condições em que é colocado e da seqüência dos polinucleotídeos. Descreva a estrutura dessa estrutura secundária.
4) Cite a especificidade de pareamento das bases e explique algumas diferença que ocorrem entre as bases do RNA e DNA.
5-) O DNA não possui sempre a mesma forma, sua forma pode variar dependendo das condições em que ele é colocado. Cite alguns tipos de DNA modificado, especificando a sua forma e o fato que o levou a modificação.
6-) A determinação da estrutura do DNA e sua descoberta como material genético fez com que a genética começasse a evoluir. Cite algumas propriedades do material genético e algumas maneiras de como o DNA transmite suas instruções genética.
7-) No DNA e no RNA o pareamento de bases entre os nucleotídeos do mesmo filamento possuem três estruturas secundárias especiais. Cite essas estruturas especiais e a sua forma.
8-) Como ocorre a metilação e o que ela provoca em geral?
9-) Após tendo as informações hereditárias do DNA, era necessário saber como essas moléculas se reproduziam para essa explicação foram propostas algumas hipóteses. Cite as hipóteses propostas e especifique qual das hipóteses foi comprovada verdadeiramente, através de experimentos.
10-) Para a replicação semi conservativa ocorrer ela ira depender de uma serie de fatores como o numero de forquilhas de replicação e replicons e também da forma do DNA, portanto seguindo esses fatores há três formas de replicação, cite essas formas de replicação e o individuo que ela ocorre.
11-) Complete as frases abaixo de acordo com o seu conhecimento:
A separação das cadeias do DNA ocorre a partir da síntese de novas____________. A região onde as cadeias se separam é denominada_______________________.
As cadeias do DNA tem polaridade inversa e são _____________, sendo assim o primeiro filamento corre no sentido_______ e o segundo filamento corre no sentido______.
O deslocamento da forquilha de replicação, ou seja o sentido da deselicoidização é _______, a cadeia que cresce no mesmo sentido da forquilha de replicação tem um crescimento___________, já a cadeia que cresce no sentido oposto da forquilha de replicação tem um crescimento_______________.
12-) Enumere as palavras segundo as indicações certas:
( )Filamento leanding
( )Polimerase
( )Filamento lagging
( )Polimerase α
( )Replicação eucariótica
( )Replicação procariótica
( )Pontas nos cromossomos
( )Telomerase
( )Telômero
( )Fragmentos de Okazaki
( )Endonuclease
1-) Cadeias que cresce no mesmo sentido da replicação, tem um crescimento continuo.
2-) Enzima que produz a quebra no pareamento de bases fazendo assim com que as hélices se separem.
3-) Curtos fragmentos de DNA produzidos por replicação descontinua eucariótica.
4-) Cadeia que cresce no sentido oposto da forquilha de replicação, tem um crescimento descontinuo.
5-) Enzimas fundamentais para a replicação e reparo do DNA
6-) Possuem várias origens de replicação, pois tem u m material genético muito extenso.
7-) Possuem somente uma origem de replicação, pois possuem um material genético não tão extenso como os eucariontes
8-) Replicação eucariótica
9-) Enzima responsável pelo inicio da replicação do DNA.
10-) Nome dado a ponta que se forma na replicação eucariótica.
11-) Enzima responsável pelo crescimento do telômero, ou seja realiza o pareamento de bases nas pontas dos cromossomos.
Gabarito
1-) A unidade são os nucleotídeos, onde cada um contém em sua composição um açúcar, uma base nitrogenada e um grupamento fosfato.
2-) Um nucleotídeo se liga ao outro por meio de ligações fosfodiéster que são ligações covalentes feita entre um grupamento fosfato e um açúcar, esses filamentos tem sentido e polaridade, portanto no fim do filamento o grupamento fosfato esta ligado ao átomo de carbono 5’ do açúcar, e na ponta 3’ ínicio do filamento um grupo OH esta ligado ao átomo de carbono 3’ do açúcar.
3-) Essa estrutura é uma dupla hélice, formada por duas cadeias polinucleotidicas que se mantém unidas pela ligação de hidrogênio entre as bases em seu interior, e no seu exterior possui ligações fosfodiester entre um açúcar e um carbono que mantém os nucleotídeos unidos.
4-) O DNA e o RNA possuem algumas bases em comum como citocina, guanina e adenina, porém o DNA contém uracila que não é encontrada no RNA e o RNA possui timina que não é encontrada no DNA, portanto p pareamento das bases no DNA ocorre entre U-A, G-C e o pareamento no |RNA ocorre entre T-A, G-C.
5-) Há três tipos de DNA modificado, o DNA B que se modifica através da presença de muita água e possui uma estrutura fina e longa, o DNA A que se modifica em meio altas concentrações de sais e possui uma estrutura curta e larga e o DNA Z que se modifica pela alternância entre as bases purinas e pirimidinas e possuem uma estrutura longa e estreita.
6-)O material genético se replica facilmente, possuem uma estrutura variável e seus filamentos servem de molde para formação de novos filamentos, a transmissão desse material é realizada através três maneiras que é a transcrição, tradução e duplicação.
7-) No grampo ou grampo com haste sem alça os filamentos de nucleotídeos se dobram sobre si mesmo, no grampo com alça os filamentos de nucleotídeos se dobram sobre si mesmo deixando entre eles uma alça que são as bases que não tem com quem se parear, já no cruciforme dois filamentos de nucleotídeos se dobram sobre si mesmo.
8-) A metilação é um processo pelo qual um grupo metila é ligado a base citosina, deixando então a base citosina metilada e impedida de realizar algumas funções como no caso das células eucarióticas as bases metiladas não sofrem replicação e são responsáveis por inibir alguns genes paternos e maternos determinando assim a característica que vai ser transmitida ao embrião.
9-) A replicação Semi-Conservativa foi comprovada, ela diz que a dupla hélice do filamento se abre e cada filamento serve como base para a formação de um novo filamento, formando assim uma cadeia dupla de polinucleotideos, já a teoria da replicação conservativa e replicação dispersiva não foram comprovadas.
10-) A replicação teta ocorre em bactérias, mais comulmente nas bactérias E.coli, a replicação circular ocorre em vírus e a replicação eucariótica liner como o nome já diz ocorre em seres eucariontes em geral.
11-) Cadeias, forquilha de replicação, antiparalelas, 5’->3’, 3”->5’, 5’->3’, continuo, descontinuo.
12-) 1-5-4-9-6-7-8-11-10-3-2