Webnode

Exercícios

 

 

1) Se fosse possível demonstrar que determinado caráter é herdado somente através do DNA mitocondrial, este caráter seria classificado com um caso de herança materna ou efeito materno? Por quê?

 

2) Na maioria dos animais, uma quantidade maior de citoplasma é carregada mais no óvulo do que no esperma. De modo semelhante, o óvulo em plantas carrega mais citoplasma do que o pólen. Como poderia esta diferença afetar a expressão de caracteres herdáveis.

(a) dependentes do genes cromossomais nucleares?

(b) dependentes do genes extranucleares?

 

3) Cruzamentos recíprocos com animas ou plantas diferentes na F1. Isto pode ser causado por (a) herança ligado ao sexo, (b) herança citoplasmática, (c) efeitos materno. Se um resultado como esse fosse obtido como poderia o investigador determinar experimentalmente qual categoria estaria envolvida?

 

4) Explique como plantas isoladas, tais como a maravilha, podem ter regiões verde, verde-claros e mosaicos. Se estas regiões alcançaram a maturidade sexual, que característica de cor se pode esperar que cada tipo transmita através dos gametas masculinos ou feminino?

 

5) Quais as aplicações praticam parra as linhagens de milho com machos estéreis?

 

6) Em caramujos do gênero Limnaea, o espiralamento é transmitido como um efeito materno. (a) dê os fenótipos que podem ser associados com os seguintes genótipos em caramujos individuais e dê a razão para cada resposta: s+s+, ss+ e ss (b) O que poderia ser dito sobre a mãe, o pai e os avós de cada caramujo representa por cada um dos três genótipos?

 

7) Diagrame um cruzamento entre um caramujo fêmea com espiralamento para a direita e o genótipo s+s+ e um macho endocruzado ss com espiralamento para a esquerda. Faça o cruzamento da F2e represente os resultados esperados dos cruzamentos de cada um dos caramujos da F2. Explique os resultados

 

Gabarito

 

 

1) Herança materna. É herdada através da linhagem materna e não envolve genes  nucleares da mãe.

 

2) (a) O citoplasma fornece o ambiente no qual o gene age. Portanto seria esperado que  a  mãe influenciasse as ações secundarias de certos genes mais do que pai. (b) Genes não  cromossômicos seriam herdado através da linhagem materna.

 

3) (a) Os genes ligados ao sexo estao localizados no cromossomo X, e a herança  característica da linha cruzada poderia ser detectada a partir de cruzamentos  apropriados  se a ligação ao sexo estivesse envolvida. (b) A herança citoplasmática seria  transmitida  através de linhagem materna , porque a maior parte do citoplasma do zigot  vem do  óvulo.  Uma série de retrocruzamento poderia ser feita a partir de machos e  fêmeas da F1  com  machos e fêmeas apropriados dos dois tipos parentais. Se o caráter é  transmitido  repetidamente por vários gerações a partir do parental paterno, pode ser  citoplasmatico.  (c)Se o caráter foi transmitido a partir da mãe para a progênie, mas não  persiste na  linhagem materna, pode ser atribuída à influencia de genes da mãe no  desenvolvimento  do ovo ou embrião, isto é, um efeito materno. Neste caso, os genes do  núcleo estariam  envolvidos, mas eles seriam os genes da mãe, ao invés daqueles do  próprio indivíduo.

 

4) Alterações herdadas nos proplastídeos e a multiplicação das células nas quais as  alterações ocorriam resultados em setores que apresentavam características de cor  diferentes, como nas quatro horas. Se as características do plastídeo são determinadas  apenas pelos óvulos, somente os gametas femininos determinariam plantas verdes,  verdes – claros ou variegadas. Em exemplos de outras espécies, uma pequena  quantidade  do citoplasma e carregada com o esperma, o que também resulta em plantas  variegadas.

 

5) A esterilidade do macho facilita cruzamentos que envolve plantas que geralmente são  autofertilizadas. Cruzamentos em grande escala para a obtenção de vigor híbrido são  mais econômicos se as plantas são machos estéries.

 

6) (a) Porque este caráter é transmitido como um efeito materno, todos os três genótipos  poderiam ter espiral destra ou sinistra, dependendo dos genes da mãe em questão. (b)  Sria esperado que a avó e a mãe determinassem as características da espiral na progênie  imediata. Uma mãe ss produziria progênie sinistra. Os parentais machos não possuem  efeito imediato neste caráter.

 

7)         P:        s+s+ X ss

 

            F1:          s+s

 

F2:1s+s+; 2s+s; 1ss                           Todos os caracóis teriam espiral para a direita por que  a mãe F1 era s+s

 

Direita;direita; esquerda         resultados fenotípicos a partir do endocruzamento dos  caracóis F2. o fenótipo depende do genótipo da mãe. Todos os caracóis da F2 teriam  espiral para a direita porque as mães F1eram s+s. continuando o endocruzamento, a  progênie de caracóis ss teria espiral para a esquerda.