Transcrição

 

 

     Transcrição é o processo de formação do RNA a partir do DNA. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a enzima RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um filamento molde de DNA. Esse processo ocorre sempre no sentido do carbono 5’ → 3’.

 

     A transcrição passa por um processo de três etapas principais: a iniciação, o alongamento e otérmino da cadeia de RNA.

 

     Os moldes de DNA contêm regiões chamadas de sítios promotores que ligam especificamente a RNA polimerase e determinam onde começa a transcrição.

 

     As moléculas de RNA que são traduzidas nos ribossomos são chamadas RNA mensageiros. Nos procariontes, os produtos de transcrição, o transcrito primário, em geral é equivalente à molécula de RNAm.

 

     Nos eucariontes, os transcritos primários devem ser processados pela excisão de sequências específicas e pela modificação de ambas as pontas antes de ser traduzido. Portanto, nos eucariontes, os transcritos primários em geral são precursores de RNAm, e como tal, chamados de pré-RNAm. A maioria dos genes nucleares nos eucariontes contém sequencias não-codificantes chamadas íntrons que separam as sequências codificantes ou éxons destes genes. Todas as sequências destes genes divididos são transcritas em pré-RNAm, e as sequências íntrons não-codificantes são subsequentemente removidas por reações de recombinação (splicing) feitas em estruturas macromoleculares chamadas spliceossomos.

 

Fonte: http://www.assis.unesp.br/egalhard/images/DOGMA.jpg

       Figura 1: Dogma Central da Biologia Molecular.

 

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/extensao/acidos_nucleicos/material_didatico_2009/2c_Estrut_Func_Ac_Nucl.pdf
Figura 2: Processo de produção (síntese) de moléculas de RNA a partir de moléculas de DNA.