Efeitos Maternos no Espiralamento da Concha de Caramujos

 

 

    A concha do caramujo, Limnaea peregra apresenta conchas que espiralam para a direita e outras que espiralam para a esquerda. Sendo esta característica determinada pelo genótipo, não pelo seu fenótipo, da mãe ao invés dos genes do caramujo em desenvolvimento. O alelo s+ para o espiralamento para a direita é dominante sobre s de espiralamento para a esquerda.

    Cruzamento I- Se cruzarmos fêmeas que espiralam para a direita (s+s+) com machos que espiralam para a esquerda (ss) produzirá uma F1 toda espiralada para a direita heterozigoto (s+s). Se cruzarmos a F1 entre ela mesmo não obteremos uma proporção 3:1 na F2 por que o fenótipo ss não será expressado, pois irá prevalecer o genótipo materno s+, assim sendo toda a F2 será espiralada para a direita (Figura6).

 


Figura 6: Esquema de cruzamento I entre os caramujos

 

    

   Cruzamento II - Quando cruzamos uma fêmea ss com um macho s+s+  toda F1 será heterozigota s+s, mas apresentará o fenótipo espiralado para a esquerda, pois o genótipo da fêmea progenitora estará se expressando na F1, cruzando a F1 entre si mesmo (s+s  x s+s) teremos uma F2 toda espiralada para a direita inclusive a de genótipo ss pois o genótipo da F1 s+s estará sendo expresso na F2.

 


Figura 7: Esquema de cruzamento II entre os caramujos