Cálculo das Classes Fenotípicas e Genotípicas

 

 

      O geneticista e botânico Nilsson – Ehle, cruzou uma linhagem pura de trigos brancos com outra  linhagem pura de trigos vermelhos – escuro, na F1 obteve apenas trigos com a cor vermelho  intermediário, já na F2 ele obteve 7 classes fenotípicas diferentes, variando do branco até o vermelho – escuro.

      Nem todos os caracteres quantitativos são necessários e herdados da mesma maneira determinar  a cor do grão de trigo. Os inúmeros genes que controlam um caráter fenotípico de variação  continua (poligenes) nem sempre atuam de maneira simples e aditiva. 

      Os genes podem influenciar a expressão uns aos outros, tanto no mesmo lócus (dominância)  como  em locus diferentes (epistasia ou interação).

Nilsson – Ehle elaborou uma hipótese, três genes estariam envolvidos para a formação de sete  fenótipos distintos. Segundo ele cada um dos três genes possui dois tipos de alelos, um contribuinte  para o pigmento vermelho e outro não contribuinte, desta forma a cor do grão de trigo seria  determinada de acordo com os alelos aditivos para o pigmento vermelho.

    A partir do experimento de Nilsson pode-se calcular o número de genes (n) envolvidos no  controle  de um caráter quantitativo e o número de classes fenotípicas e genotípicas esperadas na F2,  da seguinte forma: 2n +1 – Classes Fenotípicas e 3n classes genotípicas.

Pode-se calcular a fração de F2 de indivíduos igual a um dos parentais, da seguinte forma: (1/4)n (n = ao número de pares de genes).