O Código Genético

 

 

     É a coleção de sequências de bases (códons) que correspondem a cada aminoácidos e aos sinais de tradução.Todas as proteínas presentes nos mais diferentes seres vivos são compostas por combinações entre 20 aminoácidos. Essas combinações são determinadas, como vimos, pela seqüência de códons do RNAm que foram transcritas a partir do DNA. Chamamos de código genético a correspondência entre os códons e os aminoácidos.

 

    As quatro bases nitrogenadas do RNAm combinam-se, três a três, formando 64 códons que correspondem a apenas 20 aminoácidos. Dois ou mais códons podem estar relacionados a um aminoácido, assim como alguns não correspondem a aminoácido nenhum. Neste último caso, trata-se de códons que determinam o término do processo de tradução. O código genético é praticamente o mesmo para todos os seres vivos e, por isso, dizemos que ele é quase universal. Além de universal, ele é considerado "degenerado", pelo fato de que praticamente todos os aminoácidos são determinados por mais de um códon.

 

 Propriedades de código genético:

 

- O código genético é composto de trincas de nucleotídeos (três nucleotídeos na RNAm especificam um aminoácido no produto polipeptídico, portanto cada códon apresenta três nucleotídeos)..

 

- O código genético não tem superposição (cada nucleotídeo pertence a apenas um códon).

 

- O código genético não tem pontuação (durante a tradução, os códons são lidos consecutivamente).

 

- O código genético é redundante (somente dois aminoácidos não são especificados por mais de um códon).

 

- O código genético é ordenado (vários códons para um determinado aminoácido e códons para aminoácidos com propriedades químicas semelhantes são aproximadamente correlatos em geral).

 

- O código genético contém códons de início e final (códons específicos para iniciar e terminar uma cadeia polipeptídica).

 

- O código genético é quase universal (os códons tem quase o mesmo significado para todos os organismos vivos).

 

Figura 4: O Código Genético. Cada sequência de trinca de nucleotídeos ou códons refere-se à sequência de nucleotídeos na RNAm que especifica a incorporação do aminoácido indicado ou término de cadeia polipeptídica.