Exercícios

 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd

b) DD x dd

c) Dd x Dd

d) DD x Dd

e) DD x DD

 

2) A Segunda Lei de Mendel postula:

a) Distribuição conjugada dos genes.

b) Segregação independente.

c) Troca de partes entre cromossomos.

d) Importância da recessividade.

 

3) O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:

a)  Apenas plantas lisa-verde.

b)  Plantas tanto lisa-amarela quanto rugosa-verde.

c) Apenas plantas lisa-amarela

d) Apenas plantas rugosa-verde.

 

 

4 ) Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão (fenótipo):

a) só acontece em heterozigose.

b) só ocorre quando em dose dupla.

c) independe da presença de seu alelo.

d) depende de características congênitas.

e) reproduz uma característica provocada pelo ambiente.

 

5 ) Moscas de coloração acinzentada cruzadas entre si fornecem moscas de cor preta. Para determinarmos se uma mosca cinza é homozigota ou heterozigota quanto ao par de genes que condicionam esse caráter, o procedimento correto é analisar a prole resultante do cruzamento dessa mosca com outra de

a) cor preta.

b) cor cinza.

c) genótipo igual ao seu.

d) fenótipo igual ao seu.

e) fenótipo dominante.

 

6 ) Em gado, a cor da pelagem vermelha, ruão e branca, é controlada por genes codominantes, e o cruzamento de animais com chifres versus animais sem chifres, às vezes só origina prole sem chifres, e,  em outros cruzamentos, aparecem os dois tipos em igual número. Um fazendeiro tem uma grande boiada constituída de animais vermelhos, ruões, brancos e sem chifres, os quais, ocasionalmente produzem prole com chifres. Utilizando apenas cruzamentos naturais, ou seja, sem recorrer à inseminação artificial, como o fazendeiro deverá proceder para estabelecer uma linhagem pura de animais brancos e sem chifres?

Por que ele não conseguirá resolver o problema dos chifres rapidamente?

 

7 ) Observe os cruzamentos a seguir, onde o alelo (A) condiciona a cor amarela em camundongos e é dominante sobre o alelo (a), que condiciona a cor cinza.

CRUZAMENTO I (Aa × Aa)

 240 amarelos

 120 cinzas

CRUZAMENTO II (Aa × aa)

 240 amarelos

 240 cinzas

Analise os resultados destes cruzamentos e responda.

a) Qual cruzamento apresenta resultado de acordo com os valores esperados?

b) Como você explicaria o resultado do cruzamento em que os valores observados não estão de acordo com os valores esperados?

Gabarito

1) Para resolvermos este problema, consideramos que o total é de 118 urtigas, considerando que o  caráter denteado das folhas domina o caráter liso e sendo assim que os resultados mostram que  tiveram 29 urtigas com folhas lisas, então podemos descartar rapidamente a letra e, já que nesta letra  é impossível termos o caso de urtigas com folhas lisas. Agora o restante das letras é testado com base  em tentativas, vamos por partes:

A letra a, diz que foi cruzada uma urtiga de folha denteada heterozigota com uma urtiga de folha lisa  homozigota, então teríamos:

Dd x d e como resultado: Dd, dd 50% para cada característica, portanto esta letra está incorreta.

A letra b, diz que foi cruzada uma urtiga de folha denteada homozigota e uma urtiga de folha lisa  homozigota, então teríamos:

D x d e como o resultado do cruzamento é apenas Dd, portanto a letra está incorreta, já que todas as  urtigas teriam folhas denteadas.

A letra c, diz que foram cruzadas ambas as urtigas de folhas denteadas heterozigotas, então teríamos:

Dd x Dd e como resultados do cruzamento teriam:

DD, Dd, Dd, dd, fazendo as contas 75% das urtigas teriam folhas denteadas e 25% folhas lisas.

Fazendo as contas, 118 urtigas vezes 75% -- teríamos 88,5 urtigas de folha denteada, considerando  que não existe meia urtiga com folha denteada e lisa, poderíamos arredondar para 89 urtigas de folhas  denteadas e 29 de folhas lisas.

 

2) Letra b. De acordo com a Segunda Lei durante a meiose os pares de alelos se comportam  independentemente.

 

3) Letra C. Segundo os experimentos de Mendel, o cruzamento entre um caráter dominante (RRVV) e  um recessivo (rrvv) conifica o genótipo duplo-heterozigoto (RrVv) dominante para F1.

 

4 ) Letra b

 

5 ) Letra a

 

6 ) Para obter prole 100% formada por animais brancos e sem chifres o fazendeiro deverá selecionar  um casal de animais brancos e sem chifres homozigotos para as duas características. O problema dos  chifres demora a ser resolvido porque o caráter presença de chifres é recessivo e o criador teria  dificuldade na identificação de animais sem chifres, condição dominante, homozigotos.

 

7 ) a) O cruzamento II (Aa x aa) apresenta os resultados esperados pois resulta  em 50% Aa  (amarelos) e 50% aa (cinza).

b) O cruzamento II (Aa x Aa) produziu 66% amarelos e 33% cinza, ou seja, 2 amarelos : 1 cinza,  proporção indicativa de que o gene dominante (A) que determina a cor amarela é letal em homozigose.