Estruturas Especiais do DNA e RNA

 

 

No DNA bifilamentar, o pareamento de bases em filamentos nucleotídicos opostos dá  estabilidade e produz a estrutura secundária na molécula.

O DNA unifilamentar e o RNA não tem nucleotídeos pareados, portanto não formam  estruturas secundárias.

 

Um único filamento de nucleotídeo também pode se parear entre si produzindo regiões  bifilamentares. Esse pareamento cria uma estrutura secundária em uma molécula  unifilamentar, resultando em uma grande variedade de estruturas secundárias.

 

Tabela 5:  pareamento de bases entre nucleotídeos de DNA e RNA do mesmo filamento produzindo estruturas especiais como os grampos e formas em cruz:

 
 
 

                                                                                               Fonte: PIERCE, B.A, 2004

Figura 26: Tanto o DNA quanto o RNA podem formar estruturas secundárias especiais. Um grampo, que consiste em uma região de bases não pareadas (que forma uma haste) e uma região de bases não pareadas entre as seqüências complementares (que forma uma alça no final da haste). Uma Haste sem alça e por ultimo uma estrutura cruciforme.

 

Essas formas especiais que é incorporada pelo DNA e RNA em alguns casos é  chamada de bifilamentar; sobre essa segue a explicação abaixo:

 

DNA bifilamentar: as seqüências são replicas invertidas uma da outra (Repetições  invertidas)

Ex: 5'-AAAG...CTTT-3'

 

      3'-TTTC...GAAA-5': Essa seqüência bifilamentar é um exemplo de repetições  invertida.

 

Como podemos observar as seqüências nos dois filamentos são as mesmas quando  lidas de 5' para 3', mas por causa da oposição de polaridade nos dois filamentos,  suas  seqüências são invertidas da esquerda para a direita.

Uma repetição invertida é complementar a si mesma, como:

Ex: 5'-ATCGAT-3'

 

      3'-TAGCTA-5', é também um palíndromo, ou seja quando uma palavra pode ser  lida tanto de frente para traz quanto de traz para frente que ela vai ter o mesmo  significado.