Estruturas Secundárias Diferentes
Como vimos no início desse tópico, o DNA consiste em dois filamentos polinucleotídicos que têm polaridade inversa e complementariedade.
Mas nem sempre o DNA terá a mesma forma, ele pode variar dependendo das condições em que ele é colocado ou até mesmo pelas próprias seqüências de bases.
Tabela 4: Características de estrutura secundárias diferentes, modificadas em razão de certas condições ou por seqüência incomum de bases:

Variação local em estruturas secundárias: O DNA é freqüentemente representado como uma estrutura estática, rígida que é invariante em sua estrutura secundária. Na verdade essa invariação não é verdade, e suas estruturas podem sim variar devido a diferenças nas condições ambientais e locais, tais como a presença de proteínas, metais e íons que podem se ligar ao DNA ou por seqüência especiais de bases.
DNA A DNA B DNA Z
Fonte: https://www.mun.ca/biochem/courses/3107/images/VVP/Ch23/23-2a.jpg. Adaptado por Rossi R.L.
Figura 24: Estruturas secundárias diferentes do DNA, o DNA pode adotar várias estruturas secundárias diferentes. Essas estruturas vão depender da sequência de bases e das condições em que elas são colocadas