Genética de Populações

 

 

     Os estudiosos da genética de populações dizem que população é um grupo de indivíduos sexuados que se associam por razões ecológicas e de reprodução.

    Mas o que é mais importante em uma população é a troca de genes que ocorrem entre os seus membros. Toda a informação genética contida em um grupo de indivíduos que se interacasalam constitui, o que se denomina Reservatório ou Conjunto Gênico.

    Os zigotos que dão origem aos indivíduos de uma dada geração são os resultados da união de gametas produzidos pela geração anterior. Por meio do processo meiótico os alelos são separados, misturados e depois reagrupados nos gametas. Os gametas se combinam na fertilização e formam um novo conjunto de genótipos. Assim o conjunto gênico é reconstituído em cada geração.

    Reservatório ou conjunto gênico são colônias pequenas, isoladas ou semi-isoladas, onde os indivíduos se interacasalam de modo que os casais constituem uma associação aleatória de genótipos. Tais populações recebem a denominação de população genética ou população mendeliana local.