Tradução

 

 

     Tradução é um processo no qual há a leitura da mensagem contida na molécula de RNAm pelos ribossomos, decodificando a linguagem de ácido nucléico para a linguagem de proteína..

 

     A transcrição envolve a transferência da informação armazenada nos genes para o RNAm intermediário, que leva esta informação para os sítios de síntese de polipeptídeos no citoplasma. Já a tradução, envolve a transferência da informação nas moléculas de RNAm para as sequências de aminoácidos nos produtos polipeptídicos do gene.

 

     A tradução ocorre nos ribossomos que são estruturas macromoleculares complexas situadas no citoplasma. A tradução envolve três tipos de RNA, todos transcritos de moldes de DNA (genes cromossômicos). Além dos RNAm, três a cinco moléculas de RNAr fazem parte da estrutura de cada ribossomo, e 40 a 60 moléculas de RNAt funcionam como adaptadores mediando a incorporação dos aminoácidos apropriados nos polipeptídeos em resposta a sequências específicas de nucleotídeos nos RNAm. Os aminoácidos são ligados a moléculas apropriadas de RNAt por um conjunto de enzimas ativadoras chamadas aminoacil-RNAt sintetases, que conterá, na extremidade correspondente ao anticódon, um trio de códon do RNAm.

 

     Cada aminoácido é especificado por um ou mais códons, e cada códon contém três nucleotídeos, 61 especificam aminoácidos e 3 especificam o término de cadeias polipeptídicas. As moléculas de RNAt contém trincas de nucleotídeos chamadas anticódons, que fazem pares de bases com os códons no RNAm durante o processo de tradução. E cada molécula de RNAm é simultaneamente traduzida por vários ribossomos, resultando na formação de polirribossomos.

 

Figura 1: Dogma Central da Biologia Molecular.

 

Figura 2: Ao conjunto de ribossomos, atuando ao longo se um RNAm, dá-se o nome de polirribossomos.

 

Figura 3: A tradução ocorre no citoplasma, mais especificamente, nos ribossomas, e consiste na leitura da mensagem do RNAm, da qual resulta a produção de uma sequência de aminoácidos, que constituem a proteína.