Componentes Necessários à Síntese de Proteínas

 

 

    Ribossomos: Nos procariontes os ribossomos são distribuídos nas células. Já nos eucariontes, eles são situados no citoplasma, frequentemente na extensa rede intracelular de membranas do retículo endoplasmático.

 

     Os ribossomos são metade proteína e metade RNA. São formados a partir de duas subunidades: uma maior e outra menor, que se dissociam quando está completa a tradução da molécula de RNA, e se reassociam no início da tradução.

 

     As moléculas de RNAr, assim como as moléculas de RNAm, são transcritas a partir de um molde de DNA. Nos eucariontes a síntese de RNAr ocorre no nucléolo e é catalisada pela RNA polimerase I . 

 

  RNAt: (RNA transportador) embora os ribossomos forneçam muitos dos componentes necessários para a síntese de proteínas, e as especificações para cada polipeptídeo estejam codificadas em uma molécula de RNAm, a tradução de uma mensagem codificada em RNAm em uma sequência de aminoácidos em um polipeptídeo requer uma classe adicional de moléculas de RNA, que são as RNAt.

 

     As moléculas de RNAt contém uma sequência de trincas de nucleotídeos, o anticódon, que é complementar aos pares de bases com sequência códon no RNAm durante a tradução.

 

     Existem três tipos de ligação de RNAt em cada ribossomo. O sítio A, ou sítio aminoacil (liga o aminoacil-RNAt que chega, o RNAt que carrega o aminoácido seguinte a ser adicionado ao polipeptídeo da cadeia crescente).; O sítio P, ou sítio peptidil (liga RNAt ao ponto em que a cadeia polipeptídica crescente está associada; O sítio E, ou sítio de saída (liga RNAt descarregado que parte).