Classes de Moléculas de RNA
Todos são sintetizados a partir de sequências de bases de DNA. Eles estão todos envolvidos na síntese de proteínas, mas cada classe de RNA tem uma função diferente.
Figura 3: Classes de RNA.
RNA mensageiro: A sequência de bases de uma molécula de DNA determina a sequência de aminoácidos de cada cadeia polipeptídica em uma célula, embora os aminoácidos não tenham afinidade especial pelo DNA. Assim, em vez de um pareamento direto entre os aminoácidos e o DNA, é usado um processo de várias etapas e a informação contida no DNA é convertida em uma forma na qual os aminoácidos podem ser dispostos em uma ordem determinada pela sequência de bases do DNA. Este processo começa com a transcrição da sequência de bases de um dos filamentos de DNA (filamento molde) na sequência de bases de uma molécula de RNA, e é desta molécula de RNAm, que é obtida a sequência de aminoácidos pela maquinaria de síntese de proteínas na célula.
Ou seja, o RNAm é o responsável pela transferência de informação do DNA até ao local de síntese de proteínas, nacélula.
Figura 4: Esse RNA funciona como mensageiro entre o DNA e os ribossomas,que fazem a leitura da mensagem para a síntese de proteínas.
Figura 5: O RNA produzido que contém uma seqüência de bases nitrogenadas transcrita do DNA é um RNA mensageiro. No citoplasma, ele será um dos componentes participantes da síntese de proteínas, juntamente com outros dois tipos de RNA, todos de fita simples e produzidos segundo o mesmo processo descrito para o RNA mensageiro.
RNA ribossômico: Durante a síntese de proteínas, a informação genética é fornecida pelo RNAm. O RNA também tem outros papéis na síntese de proteínas. Por exemplo, as proteínas são sintetizadas na superfície de uma partícula contendo RNA chamada de ribossomo. Estas partículas consistem em três classes de RNA ribossômico, que são moléculas estáveis. Ou seja, RNAr são componentes estruturais dos ribossomos, máquinas complexas que traduzem sequências de nucleotídeos de RNAm em sequências de aminoácidos de polipeptídios. O RNAt não é usado para molde.
Figura 6: RNA ribossômico, RNAr. Associando-se a proteínas, as fitas de RNAr formarão os ribossomos, orgânulos responsáveis pela leitura da mensagem contida no RNA mensageiro.
RNA transportador: É responsável pelo transporte de aminoácidos até o local onde se dará a síntese de proteínas junto aos ribossomos. Os aminoácidos não se alinham com o molde de RNAm independente durante a síntese de proteínas, mas são alinhados por meio de um conjunto de cerca de 50 moléculas de RNA adaptadoras chamadas de RNAt. Cada molécula de RNAt é capaz de ler três bases adjacentes de RNAm (um códon) e colocar o aminoácido correspondente em um sítio no ribossomo no qual uma ligação peptídica é formada com um aminoácido adjacente. O RNAt não forma molde. A síntese de ambas as moléculas de RNAr, RNAt, RNAm é iniciada no promotor e completada em uma sequência finalizadora.
Figura 7: São moléculas de RNA de fita simples, de pequeno tamanho, contendo, cada uma, cerca de 75 a 85 nucleotídeos. Cada fita de RNAt torce-se sobre si mesma, adquirindo o aspecto visto na figura. Duas regiões se destacam em cada transportador: uma é o local em que se ligará o aminoácido a ser transportado e a outra corresponde ao trio de bases complementares (chamado anticódon) do RNAt, que se encaixará no códon correspondente do RNAm. Anticódon é o trio de bases do RNAt, complementar do códon do RNAm.