O Cloroplasto e a Herança Extra Nuclear
Os cloroplastos são organelas citoplasmáticas, de muitos tipos diferentes de planta, são elas que contem o pigmento verde responsável pela a fotossíntese a clorofila. Os cloroplastos são estruturas ligeiramente complexas que possuem quantidades significativas de DNA. Eles são capazes de se dividir e aumentar o seu numero de modo controlado apenas parcialmente pelo DNA nuclear (Figura 1).
Fonte: www.forestaluchile.cl/curso/fivegf/fotosintesis.htm
Figura 1: Micrografia eletrônica de cloroplasto
Em geral, os pesos moleculares do DNA (dois filamentos) de cloroplastos (cpDNA) em uma grande variedade de plantas superiores varia de 85 X 10
-6 a 97 X 10-6, isto corresponde a cerca de 1,3 X 105 a 1,5 X105 pares de desoxirribonucleotídeos. Um grande número de pesquisadores forneceu evidencias definitivas de que cp DNA é uma molécula fechada circular bifilamentar. Está bem claro que o cpDNA difere em geral muito na composição de nucleotídeos do DNA nuclear da mesma espécie. O DNA citoplasmático e nuclear de Euglena foi irradiado com um microfeixe ultravioleta resultando na destruição do DNA citoplasmático enquanto o DNA nuclear não aconteceu nada.
Os cloroplastos também possuem DNA polimerase sendo capazes de replicar seu próprio DNA, essa repetição de cpDNA em diversas espécies de plantas superiores são semiconservativas. Tais características do cpDNA levou acreditar que o cpDNA e o DNA mitocondrial podem ter se originado como procariontes simbiônticos.
Os cloroplastos possuem seu próprio mecanismo de síntese de proteínas, e seu DNA desempenha um papel na incorporação de aminoácidos em proteínas características de plastídios. Sendo assim, temos estruturas autoreplicativas que contem seu próprio DNA exclusivo e um equipamento de síntese proteica.