Variegação de Plantas em Folhas

 

 

     As folhas nas plantas exibem um padrão de variação de cor. Algumas áreas verdes, outras brancas e ainda existem tons intermediários de verde claro e amarelo esverdeado (Figura 2). Este padrão em mosaico pode ocorrer pela distribuição de diferentes tipos de cloroplastos durante a multiplicação celular (Figura 3).


 

Fonte: Snustad et al., 2001 Fundamentos da genética


Figura 2: Variegação da folha causada pela segregação de tipos diferentes de cloroplastos.




Fonte: Snustad et al., 2001 Fundamentos da genética

Figura 3: Distribuição de cloroplastos durante a mitose. A distribuição irregular de cloroplastos durante a divisão celular pode produzir uma célula que não tenha cloroplastos capazes de fazer clorofila. Por meio de outras divisões, tal célula produzirá um setor branco de tecido em uma folha que outro de modo seria verde.
 

 

     As células podem conter alguns cloroplastos que são capazes de fazer o pigmento verde clorofila e outros que não são. Em um experimento foi observado que a prole era sempre fenotipicamente idêntica ao tecido que produzia os gametas femininos (Figura 4).

 



Fonte: Snustad et al., 2001 Fundamentos da genética

Figura 4: Experimentos sobre a herança de variegação de folhas em plantas. (a) fêmea verde x macho branco (planta verde), (b) macho verde x fêmea branca (planta branca).
 

 

     Assim o cruzamento feito pela fertilização de ovócito de uma planta verde fecundada pelo pólen do setor branco de uma planta variegada produz uma prole toda verde. Enquanto ovócito de um setor branco de uma planta variegada é fertilizado pelo pólen de uma planta verde, a prole é toda branca. Essa herança materna podia ser explicada se a cor da planta fosse controlada por fatores que fossem transmitidos pela mãe.

     Na planta Mirabilis, os cloroplastos são transmitidos pelas células reprodutivas femininas, mas são inteiramente excluídos das células reprodutivas masculinas.